O Mútuo Conversível é um tipo de contrato que permite ao investidor emprestar dinheiro a uma empresa, com a possibilidade de converter esse valor em participação societária no futuro.
Nesta operação, o investidor tem a opção de escolher entre converter o empréstimo em participação societária ou receber o dinheiro ou obter o reembolso dos valores investidos.
E porque o Mútuo Conversível é tão utilizado por investidores?
• Simplicidade na formalização: não é necessário realizar registros complexos, tornando o processo mais ágil.
• Flexibilidade contratual: as partes envolvidas têm para liberdade negociar e definir as cláusulas contratuais conforme seus interesses.
• Flexibilização da avaliação: há a possibilidade de obter participação acionária sem definir o valor da empresa no momento do empréstimo. - Esse tipo de contrato é muito comum entre startups que estão em estágio inicial e ainda não possuem uma avaliação concreta de mercado.
• Desempenho futuro e conversão: o Mútuo Conversível pode incluir termos relacionados ao desempenho futuro da empresa, como métricas de crescimento ou marcos de desenvolvimento, que podem influenciar na opção pela conversão em ações ou reembolso dos valores investidos.
Para startups, este documento oportuniza a captação de recursos sem diluição imediata da participação dos investidores e da linha de interesses de investidores e empreendedores, oferecendo flexibilidade e proteção para ambos os fundadores, fomentando o crescimento e a inovação.